O Cuidador e a Esperança                                               

por: Marilice Costi

Escreveu MOACYR SCLIAR

Moacyr Scliar - Revista O Cuidador ed. 1 - p. 3 - 2008

Em geral as pessoas entendem "curar" como o conjunto de medidas que tornam alguém livre de uma doença ou de um problema de saúde. Mas a palavra latina tem outro, e mais amplo sentido. "Curar" é "cuidar". E isto é importante porque, em primeiro lugar, nem todas as doenças podem ser simplesmente eliminadas. À medida que aumenta a expectativa de vida, e que as pessoas chegam a idades mais avançadas, aumenta o número de problemas crônicos para os quais não existe solução definitiva e que exigem, portanto, cuidados constantes. Por outro lado, mesmo quando existe cura no sentido de um medicamento ou procedimento eficaz, é preciso que alguém auxilie o doente a fazer uso desse medicamento ou procedimento. Portanto, precisamos de cuidadores, e cada vez mais precisamos deles.

O Cuidado

Tristeza ou depressão, cansaço ou desânimo... e aquela necessidade do século XXI de que façamos tudo com sorriso nos lábios, como se tudo na vida não tivesse o oposto, como se a tristeza não fizesse parte da vida humana? Estamos num momento de cansaço coletivo em todas as direções. Direitos que se perde, empregos que faltam a tantas pessoas.

Mesmo exaustos do cotidiano, nas atividades intermitentes que a vida exige, é preciso seguir. E seguir significa também ir atrás do próprio sonho. Para chegarmos lá, precisamos do autocuidado e do cuidado de outras pessoas, do apoio naqueles dias em que as luzes se apagam e parece que não irão mais retornar.

A esperança nunca pode ser perdida. Sempre há novidades na área médica, novos medicamentos, pesquisas, profissionais e pesquisadores - tudo colabora cada vez mais com a qualidade de vida das pessoas.

O que ainda falta é o cuidado ao cuidador. Quem cuida de mim? É a permanente pergunta.

Publicações SANA ARTE

Baixe aqui, gratuitamente, capas e temas das 40 edições da revista O Cuidador, que pode ser adquirida on-line no www.sanaarte.com.br – Publicações/Revistas ou Livros

O que torna uma pessoa cuidadora?

Ter empatia, gostar de ver as pessoas felizes, doar sem cobrar nada em troca, ter compaixão por aquele que sofre. Ficar feliz ou realizado ao perceber que conseguiu auxiliar quem precisa. Pensar mais na alegria de outra pessoa que em si mesmo (isso não pode ser assim, pois causa adoecimento.)

GUARDE ESTE SITE

CUIDAQUI.com está sendo construído para cuidar de você e de sua família! É para lhes auxiliar no seu cuidado cotidiano.

Uns com os outros, assim se faz o cuidado.

CUIDAQUI.com é o site para encontrar produtos e serviços para o cuidado de pessoas especiais e de seus cuidadores. Indique este site para profissionais que você confia para que anunciem seus serviços.