Dica de Filme: O FAROL DAS ORCAS

por: Marilice Costi

Baseado na história de Roberto Bubas, o guarda-fauna do sul da Argentina, Farol das Orcas é um filme realista.   recebeu em sua casa uma mulher com seu filho. Tristán tinha autismo severo. Sua dificuldade com a realidade estimulou a mãe a ir em busca de algo a mais na vida do filho. Ambos tinham visto a foto de um homem tocando gaita-de-boca para as orcas e o menino apresentara reação positiva. Lola, a mãe acreditou na possibilidade do filho relacionar-se com o mundo externo. Deixa a Espanha e segue com o filho para onde as orcas apareciam e ficavam por alguns dias. Quem sabe ali encontrasse o elo de comunicação com a realidade ou um modo de abrir caminho dentro do mundo fechado do menino.

Na Península de Valdes, ela procura pelo homem, que cuida da costa e dos animais que por ali passam, próximos de um farol.

A história se desenvolve entre dificuldades, tentativas, erros e acertos. Haverá belos encontros – também poéticos – entre Tristán, Beto e as orcas e também entre a mãe e Roberto. Aos poucos, o menino passa a se comunicar com Beto e estabelece um vínculo que lhe permite ter contato com as orcas.

DICA do Cuidaqui: O farol das orcas (2015) 

Perceba como o filme transcorre em quatro perspectivas de comunicação: 1. A relação mãe e filho, autista. 2. A comunicação entre Roberto Budas e as orcas; 3. A relação do menino com Roberto, a vida do vilarejo, as consequências inusitadas; 4. O mundo real e o mundo de um autista; 5. A relação com a mãe.

Uma história de procura, entrega, esperança, valor ambiental e luta de uma mãe. Um filme de muita coragem e determinação.

FICHA TÉCNICA

Título original: El faro de las orcas
Ano: 2015
Produção: Produção Historias Cinematograficas Cinemania, ProduçãoPampa Films, ProduçãoTelevision Espanola (TVE)
Direção: Gerardo Olivares
Elenco: Maribel Verdú, Joaquín Furriel, Joaquín Rapalini, Ana Celentano, Ciro Miró, Osvaldo Santoro
Gênero: Drama
Nacionalidade: Espanha e Argentina

 

Encontre mais informações pesquisando: farol, orcas, autismo, Argentina. baleiasorcas