Assista o filme CONFIAR –  quando a internet é um perigo

por: Marilice Costi

A questão da confiança permeia todo o tempo nas relações. Tempo de fragilidade social, o período da adolescência exige muito dos pais que, muitas vezes, precisam tomar decisões às quais não estão preparados. O crescimento dos filhos assusta, o sofrimento deles é apavorante, pior ainda quando vem a culpa.

O filme Confiar trata de um tema grave e atual: os riscos que os jovens correm nos chats da internet, pois como são ainda inexperientes, acreditam muito nas pessoas. Os personagens Will (Clive Owen) e Lynn (Catherine Keener) resolvem presentear a filha Annie (Liana Liberato) com um computador. Ela tem catorze anos e logo conhece um garoto num site de relacionamento, local comum de bate-papo na internet, considerados locais de perigo a uma enorme população de vulneráveis. Psicopatas, pedófilos, traficantes de meninas, abusadores e outros criminosos os utilizam com habilidade.

Anne se apaixona por um homem que diz se chamar Charlie e ser adolescente também. Carente e insegura em seu grupo, ela se torna presa fácil. O garoto, na verdade, é um homem muito mais velho que atrai a jovem para um encontro e acaba se aproveitando sexualmente dela. Os pais e os professores nada percebem, mas graças a uma amiga, o fato é descoberto.

Como lidar com tudo isso? Como a família se movimenta para proteger? A trama se desenvolve com investigação policial, com a escola e uma psicóloga. Mostra o quanto a internet possui informações preciosas para que os pais se informem e falem do assunto abertamente com os filhos.

Cuidadores têm que cuidar dos seus! É este o movimento social, cuidar dos desprotegidos! Mas para cuidar, é preciso ter apoio para continuar cuidando. A energia que os pais possuem para esse cuidado vem do amor e do instinto de proteção que nos fazem cuidar da prole. Mas e da sua dor, quem cuida? Esses adultos ficam expostos com seus sentimentos à flor da pele.

Um filme especial a cuidadores públicos e familiares, assim como adolescentes e seus amigos. 

Nas escolas, este filme é ideal para provocar questionamentos acerca do uso de chats, do controle da internet, dos limites e da proteção necessária aos filhos. São muitos os questionamentos possíveis: a escola e a adolescência, os pais e a adolescência, os amigos e os irmãos nessa fase tão delicada da vida, ainda mais, quando a paixão cega.

Excelente material para trabalhar com variados tipos de grupos.

INFORMAÇÕES
Título Original: Trust
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 106 min
Ano de Lançamento: 2011
Áudio: Inglês/Legendado (Pt-BR)
Distribuidora: Imagem Filmes
Direção: David Schwimmer
Tamanho: 331 mb