ARTETERAPIA: terapia com criatividade e recursos artísticos

por: Marilice Costi

O cuidado com o cuidador está com Marilice Costi, onde quer que ela esteja. Se atua com pessoas com câncer, atende junto aos seus acompanhantes.  Quando com familiares de pessoas com deficiências psicossociais, cuida deles. Para ela, esse cuidado é fundamental.

Familiares de pessoas com transtornos, transformam-se em uma máquina, um trator, como já disse uma mãe. Esta conta com o tempo vai resultar em adoecimento. São dores, problemas de pressão, fibromialgia, depressão, entre outras doenças crônicas.

Para os profissionais da área das humanas, esse adoecimento é chamado de “burn-out” – a exaustão do cuidador, para familiares não há aposentadoria por sintomas do burn-out. O sofrimento dessas pessoas é considerado secundário não só por elas, que nem se dão o direito de “despencar”, mas pelos profissionais que atendem seu filho. Enquanto o pai luta para manter a família, a mãe é quem tem que se dedicar muito ao filho e suporta, suporta e suporta! Esta cuidadora familiar é invisível socialmente, ninguém lembra dela.

Como fica a família se esse cuidador adoecer tanto que se tornará incapaz de cuidar?

Atender essas mães é fundamental! E é preciso saber como cuidar, quais fases passa, como lida com sua vida… saber como fazer. Marilice, arteterapeuta, sabe cuidar. E cuida com Arteterapia.

A Arteterapia pode ajudar muito a socializar e a dar bem-estar a esse familiar, poderá ampliar seu olhar sobre si mesmo com delicadeza, poderá dar apoio nesse caminho… Esse foi o assunto apresentado em uma das mesas redondas, por Marilice Costi, no 13º Congresso Brasileiro de Arteterapia em Camboriú/SC, de 11 a 13 de outubro de 2018.

Cuidaqui coraçõesMARILICE COSTI é palestrante. Arteterapeuta (AATERGS 072/0808). Escritora e Editora  da revista O Cuidador  durante 7 anos (hoje online).Dirige Sana Arte, escreve em blogs.

Tem 9 livros publicados.

Leia a opinião dos leitores aqui: A palavra e o cuidado (Arteterapia e Literatura), A fábula do cuidador, Gatilho nas Palavras, Ressurgimento, Como controlar os lobos? Proteção para nossos filhos com problemas mentaisentre outros. Contate aqui.

Cuidaqui corações